EBDPP, elaborado Pr. Martins - Maio de 2010
O Profeta Jeremias
O significado do nome de Jeremias; o Senhor exalta o Senhor faz nascer. Este nome era comum, sete personagens nos tempos bíblicos.
Nascimento de Jeremias.
Nasceu em Anatot um pequeno povoado, a
O Senhor proibiu o matrimonio devido às urgências daquele tempo e das tormentas do povo Jr. 16:2-3.
Inicio do ministério profético
Começou a profetizar a condicional idade (18:1-11) de bênçãos e de juízos em Anatot sem preocupação de agradar o povo e sim a Deus que lhe vocacionou e chamou para sua obra. A mensagem proposta ao povo era “todos os homens são culpados e responsáveis diante de Deus Jr1: 5 e v10 o juízo divino seria inevitável”diante da adoração a Rainha dos Céus Jr.7:18 e principalmente os deuses que garantiam a fertilidade da natureza, os chamados baalim.
No capitulo 2:1-4 Jeremias responsabiliza quatro tipos de autoridades a infidelidade ao javismo o culto a Jeová, idolatria e a maldição prevista: Os reis, os príncipes, os sacerdotes e os profetas.
Duração do ministério profético.
Jeremias atuou em quatro períodos, sob o reinado de Josias 20anos, sob reinado de Joaquim 11 anos, sobre o reinado de Sedecias 11anos e sob o governo de Godolias no exílio 6anos.
Segundo a história o profeta Jeremias deu apoio ao rei Josias (640-
Durante os dias de Josias capitulo 2 e 3 de Jeremias nos da a compreensão de 2°Cr34:1-7 de seus primeiros cinco anos de seu ministério quando Josias começou a consertar e limpar o templo, quando uma cópia da lei foi achada, cuja leitura muito preocupou o bom rei 2°Cr34:18-32 e Jr.7 a 9 cobre esse período. Josias comemora a grande páscoa 2°Cr35: 1-19.
Período do Rei Joaquim
Quando o filho de Josias o Jovem Joaquim completou 25 anos de idade o faraó do Egito em
Com a morte de Josias em combate contra o faraó, o curto governo de seu filho Joacaz três meses, seu exilo, a dependência do Egito sob Joaquim, criara um clima de incerteza e insegurança geral.
Teologia do templo.
O povo refugia-se na crença de que a presença de YHWH no templo garante a cidadania e a sua liberdade, acreditavam que Deus jamais permitiria que Judá fosse destruída, pois em Judá encontrava-se a Cidade Santa.
Jeremias denuncia esta crença porque, segundo ele, a aliança YHWH-Israel poderia garantir a vitória. Mas esta não funcionava, pois nos tribunais não se praticava o direito, oprimiam-se o estrangeiro residente, o órfão e a viúva, condenava-se o inocente e, além disso, seguiam-se deuses estrangeiros. Jeremias quase morre por fazer tal denuncia. Os sacerdotes e profetas disseram que ele tinha cometido duas blasfêmias: falar em nome de YHWH e falara contra o templo de YHWH. Perante o tribunal, ele confirma a denuncia e quase o mataram. Um membro da corte se lembrou do profeta Miquéias, que, um século antes, pregara a mesma mensagem contra o templo e para a cidade e nada sofrera.
A mensagem de restauração; “melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar Jr.7:3”.
O discurso contra o templo.
Em uma festa entre setembro de 609 e abril de
Joaquim no começo de seu governo construiu um novo palácio no momento em que a crise econômica se agravava. Dependente do Egito, a quem pagava tributo, colocou a população para trabalhar de graça na construção. Jeremias compara com o seu Pai e lhe chama de antijavista e que ele não merece um sepultamento, mas como um jumento deveria ser jogado para fora das muralhas de Jerusalém por não conhecer o Senhor Deus.
Conta-nos Jr.26:1-24 que Jeremias quase morre por fazer tal denuncia e quando Nabucodonosor venceu o faraó Necao II a ameaçou Judá, o profeta foi ao pátio do templo e anunciou a destruição de Jerusalém, Fassur, o chefe da guarda do templo mandou surrar e colocar no tronco por uma noite, depois disso, a proibição aos compartimentos do templo Jr36: 5. Sem poder ir até o povo, Jeremias convoca o escriba Baruc e dita lhe os oráculos de julgamento contra a nação capitulo 36, aconteceu no quarto ano do governo de Joaquim, em
As profecias de Jeremias dirigida principalmente a Judá, mas também as nações estrangeiras Jr46 a 51. São nove: Egito, Filístia, Moabe, Amom, Edom, Damasco, Arábia, Elão, Babilônia.
Jeremias previu a chegada de Nabucodonosor, a conquista de Judá, a destruição de Jerusalém e a deportação do povo para Babilônia Jr2.
As referências aos pastores e profetas.
Profeta, segundo a Bíblia, é a pessoa devidamente vocacionado por Deus para falar por ele e em lugar dele os Oráculos (a palavra a Doutrina bíblica)B. O profeta enxerga o pecado o livramento e a salvação.
Uns profetas foram tomados por um espírito de mentira1°Re22: 20-23, espírito de satanás sobre o controle de Deus. Quando o coração do homem fica endurecido assim como o rei Acabe e os falsos profetas a penalidade acontece Rm1: 21-27. Esse mesmo tipo de penalidade ocorrerá nos últimos dias da nossa era quando Deus enviará a operação do erro (Ts2: 11) sobre todos aqueles que rejeitaram o amor de Deus e tiveram prazer na iniquidade. (2°Ts2: 10-12).
O profeta Amós foi vocacionado estando entre os pastores (Am1: 1), infelizmente os sacerdotes e que exerciam o papel de pastores não estavam executando os seus devidos papéis e o povo desviou por falta de conselheiros fiéis a palavra do Senhor.
O profeta era testado (Dt18: 22), recebia a mensagem direto de Deus (Nm12: 6), a comunicação de Deus com o maior profeta do AT. Moisés (Dt34:10-12) para se revelar, o Senhor Deus exigiu um jejum de 40 dias sem comer, sem beber, sem dormir, sem ir ao banheiro Êx24:18, para chegar a estatura de corpo de anjo para ver e ser revelado os Mandamentos e a construção da Arca que representava a morada de Deus. Seus carpinteiros receberam uma unção que Moises falava e eles construíam sem nunca ter visto algo semelhante. Quando terminou a construção da Arca o Senhor Deus retirou A unção sobre eles e não se lembrava como deveriam construir outra igual Ex 31 e 1°Sm3: 19-20.
Hananias Jr28: 11. Quebrar o jugo ou canzis do profeta e do povo é uma expressão de tomar para si com palavras persuasiva, enquanto Jeremias repreendia o povo e apontava para o cativeiro de 70 anos na Babilônia o profeta Hananias profetizava em nome de Deus que em dois anos seria quebrado o jugo de Nabucodonosor. “Paz, Paz!” Quando não há paz, Jr6:
O profeta e o significado das confissões;
Primeira seus familiares e patrícios tentaram lhe mata lo em Anatot, no inicio do seu ministério Jr11: 18 e 12:6.
Segunda confissão, vale apenas ser profeta? Jr15: 10-11 e v15 e v 21.
Terceira confissão, a pressão da realização do cumprimento da profecia que estava demorando acontecer à destruição Jr17: 14-18.
Quarta confissão ame assas de mata lo Jr.18:18-23
Quinta confissão, Deus lhe tinha enganado Jr20: 7-10 v14 v 18. Jeremias amaldiçoa o dia em que nasceu
O profeta Amós foi vocacionado estando entre os pastores (Am1: 1), infelizmente os sacerdotes e que exerciam o papel de pastores não estavam executando os seus devidos papéis e o povo desviou por falta de conselheiros fiéis a palavra do Senhor.
O profeta era testado (Dt18: 22), recebia a mensagem direto de Deus (Nm12: 6), a comunicação de Deus com o maior profeta do AT. Moisés (Dt34:10-12) para se revelar, o Senhor Deus exigiu um jejum de 40 dias sem comer, sem beber, sem dormir, sem ir ao banheiro Êx24:18, para chegar a estatura de corpo de anjo para ver e ser revelado os Mandamentos e a construção da Arca que representava a morada de Deus. Seus carpinteiros receberam uma unção que Moises falava e eles construíam sem nunca ter visto algo semelhante. Quando terminou a construção da Arca o Senhor Deus retirou A unção sobre eles e não se lembrava como deveriam construir outra igual Ex 31 e 1°Sm3: 19-20.
A morte do rei Joaquim em
O rei Sedecias é criticado logo nos primeiros dias por Jeremias através da visão dos dois cestos de figos Jr. 24:1-10, para ele os exilados correspondem a figos bons, enquanto o atual governo com figos estragados. A mensagem de Jeremias ao rei; a vitória de Nabucodonosor era inevitável, YHWH entregara a cidade nas mãos do inimigo por que não houve arrependimento Jr. 34:1-7.
Jeremias, preso e jogado na cisterna de captação de água e quase morre. Motivo tentou sair da cidade para ir a Anatot tomar posse de um campo que comprara de um primo. O Egito mandou guardas para ajudar Jerusalém e os soldados babilônicos não aceitaram e Jeremias foi acusado pelos oficiais da comitiva do Egito de estar do lado dos babilônicos.
Segundo Jr. 38:1-13, Jeremias é preso, acusado pelos nobres, ministros do rei Sedecias, porque estaria influenciando (exortando) o povo a rendição aos babilônicos na carta de Jr.29.
A mensagem de esperança.
No governo de Sedecias Jeremias escreveu aos exilados de
A principal esperança de uma nova aliança, feita após o êxodo precisava de intermediários, a nova não precisará, pois a lei será colocada no intimo do coração Jr. 31:31-33 é a realização utópica de sua pregação. È o sonho de Jeremias. Alguns fatos comprovam o cumprimento profético de jeremias na vida de Israel; A criação do Estado de Israel, após o termo da segunda guerra mundial, a proclamação de Jerusalém como a capital uma e indivisível de Israel.
O quarto período de Jeremias. Após a queda de Jerusalém em 19/07/586 a.C. Jeremias escolheu ficar com o governador Godolias, neto de Safa, escriba chefe da reforma de Josias no inicio de seu ministério e junto com o povo Jeremias alimenta a esperança de construir e plantar, segundo a unção dado por Deus Jr. 1:10.
A situação em Judá complicou quando um príncipe chamado Ismael, que escapara para Amon, voltou e assassinou Godolias, em outubro de
O fim dos dias do Profeta Jeremias.
Os historiadores dizem que o profeta foi apedrejado e morto por seus próprios patrícios, lá no Egito. Esta lenda está no apócrifo, Vida dos Profetas, um texto escrito por um judeu da Palestina no século I d.C. Os arqueólogos de Jerusalém descobriram um selo pertencente a um ministro do rei Sedecias que data 2.600 anos, durante uma escavação arqueológica na cidade antiga de Jerusalém. Em 1982 um selo de um ministro escrivão, durante o reinado do rei Jeoaquim 608-
O valor da esperança.
Os recabitas eram nômades, mas foram aparentados se com os queneus e com os descendentes de Jetro até se constituir num expressivo clã.
O encontro dos recabitas com Jeremias; Jonadabe, um de seus patriarcas, foi convidado pelo rei Jeú a exterminar os profetas de baal do reino do Norte.
O estilo de vida dos Recabitas; viviam como os primeiros patriarcas hebreus Hb11: 13, não consumiam bebidas alcoólicas, não construíam casas, não trabalhava na lavoura em nada que os fixasse na terra.
Para não se tornar iguais às culturas pagãs, como havia acontecido com os reinos de Israel e Judá os Recabitas não edificavam casas e não plantavam vinhas.
O pai de Jonadabe e fundador da família dos recabitas. Recabe a uma família de queneus que entraram na Palestina com os Israelitas!°Cr 2:25. Recabe em 2°Re10: 15-23 Jr 35:19. Malquias, o filho de recabe reparou a Porta do Monturo de Jerusalém sob governo de Neemias 3:14. Ele pode ter sido líder dos recabitas depois do exílio. Dicionário Bíblico.